Um ano depois…

Vários foram os textos que escrevi para me lembrar do turbilhão de sentimentos que estava a ter nesta altura.

Faz hoje precisamente um ano que fomos à maternidade para começar o tratamento do vírus que ambos apanhámos na gravidez e perceber como iam ser os próximos 6 meses de vida do Gonçalo até que recebemos a notícia que ele ia ficar internado.

Ora bem, a médica analisou-o e como o tratamento baixa as defesas e interfere em sistemas que estão debilitados, ela achou por bem ele ficar internado pois o quadro clínico não era o melhor e ele apresentava dificuldades a respirar.

Bela mer%#!! 🤬

Nenhum pai está preparado para estas notícias, principalmente quando tem outro miúdo em casa com 20 meses que precisa de atenção redobrada, depois de perceber que tem um inquilino novo em casa.

Durante todo este processo chorei vezes sem conta, até ao momento que o levam para a unidade de neonatologia. Nesse momento, apesar da espera ser horrível, dá para ganhar forças.

Achei que ia ser super forte e que não ia chorar mais, “afinal o puto precisa de mim” – pensei eu, mas assim que chego à porta da sala e percebo que o puto está numa sala de isolamento, enfiado numa incubadora todo monitorizado e que tenho que meter máscara, duas batas, luvas e sei lá mais o quê para conseguir entrar na sala, desatei a chorar que nem louca…

Como devem calcular foi uma semana de malucos. Não podíamos receber visitas e o único som que gostávamos de ouvir naquela sala era o piiii, piiii, piiii, constante das máquinas.

Foi uma experiência que espero não voltar a repetir, mas que serviu para perceber o sentimento agridoce de muitos pais que têm filhos prematuros.

Estivemos na unidade de neonatologia da maternidade do Porto, fomos super bem acompanhados e tivemos a sorte de apanhar profissionais incríveis 🙏🏽👌🏾

Um ano depois estamos ótimos, o tratamento foi concluído com sucesso, já tivemos alta das consultas de desenvolvimento do Hospital D. Estefânia (onde apanhámos uma médica excelente), tivemos alta das consultas de oftalmologia e já só nos falta a audição 💪🏾